Facebook icon
    Versus - Projetos, Informática e Formação, Lda.
  • A experiência da Informática na Educação

    Desde há 25 anos, a Versus orienta junto das Escolas ações de aprendizagem em contexto interdisciplinar por recurso às TIC.

    Através da criação e implementação de programas simples em meios informáticos, recorrendo às linguagens de programação disponíveis, percorriam-se temas do âmbito curricular afins aos diferentes níveis de escolaridade.

    Dinamizava-se deste modo a redescoberta dos assuntos abordados e implicitamente um processo de autenticidade da aprendizagem no domínio da Informática.

    Tal como também preconizávamos os computadores viriam a tornar-se um instrumento de excelência na Educação.

     

    O Instruindo® – A primeira linha de software, como recurso educativo, em Portugal

    No final dos anos 80, criámos a primeira linha de software educativo em Portugal – o Instruindo®, para alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. De seguida e ao longo desta década assistiu-se a um surto significativo de produção portuguesa, em alguns casos como adaptações provenientes de outros países, de software educativo.

    1989

    Os primeiros títulos do Instruindo, a 4 cores e com síntese de voz, para o sistema operativo MS-DOS em diskettes de 5¼”.

    1992

    O Instruindo em VGA a 256 cores, para MS-DOS e para Windows em diskettes de 3.5”.

    1995

    O Instruindo em CD-ROM, mais interativo e com gráficos inovadores.

    1999

    O modelo Educação XXI: Resultado do alcance do Instruindo® e da expansão das ações de aprendizagem em contexto interdisciplinar por recurso às TIC junto das Escolas.

    Educação XXI – A integração de conteúdos curriculares e TIC

    A continuidade da colaboração activa e permanente com as Escolas através das metodologias que desenvolvemos ao nível da Informática na Educação, as referências que a foram enriquecendo e a identidade que lhe conferimos, conduziu à criação formal da Educação XXI® como um modelo de aprendizagem por integração de conteúdos curriculares e TIC, destinado aos alunos dos 5 aos 12 anos de idade, em permanente atualização e sucessivamente disponibilizado a inúmeras Escolas.

    Com a crescente proliferação da Internet, a continuidade do desenvolvimento de software educativo tornou-se inerente à continuidade do modelo Educação XXI, através do respetivo portal Educação XXI online.

    1997 - Os recursos educativos Educação XXI

     

     

     

    1998 - O portal Educação XXI

     

     

     

Versus - Projetos, Informática e Formação, Lda.

  Av. Fontes Pereira de Melo 35, 14º
  Edifício Aviz 1050 - 118 LISBOA         
  (+351) 21 357 19 36 /8     versus@versus.pt

SightseeingWeb 3DforWeb Historial www.sightseeingweb.com www.3dforweb.com www.educacaoxxi.com