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  • Sistema de localização de veículos

    A implementação de um sistema de Localização de Veículos por GPS, inédito em Portugal, foi realizada pela Versus para a Polícia de Segurança Pública, projeto que mereceu inauguração pelo Ministro da Administração Interna em 2 Jan 98, tendo sido já apreciado por diversas entidades públicas e privadas com destaque para a visita do Presidente da República Jorge Sampaio.

    Tal sistema incluía uma Estação de correção Diferencial, no sentido de garantir maior precisão relativamente às leituras de coordenadas (erro máximo de 1 metro) recebidas pelo recetor de GPS. A preparação de cartografia digital para software GIS e a construção de um interface próprio para operação do sistema, permitia não apenas a localização de 10 veículos, equipados com antena, recetor GPS e modem, em simultâneo mas também o seguimento em tempo real e marcação da sua trajetória sobre a base cartográfica. 

    Interface de Utilização

    À instalação descrita, corresponde uma utilização simples e muito intuitiva. Para o caso específico da PSP de Leiria, a configuração é a que se ilustra compreendendo segundo opção do utilizador, às duas possibilidades seguintes, designadas como Posicionamento e Seguimento.

    Para os diferentes tipos de atribuição dos veículos (trânsito, segurança às escolas ou policiamento geral, foram considerados diferentes tipos de símbolos, e para cada veículo o respetivo número associado ao símbolo.
    O posicionamento pode ser obtido por solicitação do utilizador, em qualquer momento; ou pode ser automática com uma periodicidade previamente definida pelo utilizador.

    Possibilidade de representação sobre a cartografia de símbolos correspondentes a um conjunto de quaisquer quatro viaturas, de entre todas as viaturas equipadas com recetor GPS, em conformidade com o seu movimento. 
    Por outras palavras pode acompanhar-se o trajecto em tempo real e simultaneamente de uma a quatro, ainda com a opção de registo gráfico da trajetória descrita.

    Metodologia

    Os vários veículos constituintes da frota cuja posição se pretende conhecer, em tempo real, transportam um sistema de recepção GPS.

    De acordo com a tecnologia GPS são recebidas através desta antena, via satélite, as coordenadas do local em que se encontra.
    Um sistema de rádio cujo emissor, instalado no veículo e associado à antena, descodifica essa informação e emite um sinal.
    Este sinal é transmitido à unidade recetora de rádio, respetiva, instalada na Central, segundo um protocolo de comunicações GSM.


    O software destinado à gestão de comunicações entre os vários veículos e a central está também instalado no equipamento informático da Central.
    Deverá dispor-se ainda da instalação de um corretor diferencial, no sentido de garantir maior precisão relativamente às leituras de coordenadas (erro máximo de 1 metro) recebidas pelo recetor de GPS.

    Deste modo são recebidas no Sistema Informático as coordenadas da posição do veículo equipado com recetor GPS, que o software de Sistema de Informação Geográfica GIS, por recurso a funcionalidades DDE, permite representar através de um símbolo ou imagem (por exemplo um BMP).

    Para tal dispõe-se de um interface destinado a leitura de posição, georeferenciação e marcação da posição de um ou mais objetos em tempo real sobre imagens raster ou elementos vetoriais. Este interface disponibiliza ainda, ao software GIS, informação passível de ser guardada em bases de dados internas segundo uma estrutura de tabela que contem os campos: GPSID - número de GPS ativos, GPSLONG - longitude do GPS, GPSLAT - latitude do GPS, GPSHEIGHT - altitude do GPS, GPSTYPE - tipo de GPS, GPSFIX - indicador corretivo de altitude, GPSQUAL - indicador da qualidade das coordenadas recebidas, GPSDATE - data da emissão das coordenadas, GPSTIME - hora da emissão das coordenadas, GPSSAT - número de satélites utilizados.

    Modo de funcionamento do software proposto e do módulo GPS, bem como da sua interação com o software e hardware:

    A base de representação deverá ser uma carta georeferenciada implementada em GIS de acordo com o sistema de coordenadas susceptíveis de leitura pelo GPS . A ligação de uma base de dados alfanumérica associada aos elementos gráficos da carta no âmbito dos conceitos de sistemas de informação geográfica para efeitos de análise e operações espaciais, foi também considerada.

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