Facebook icon
    Versus - Projetos, Informática e Formação, Lda.
  • Sistemas de Informação Geográfica

    Pelo carácter inovador que representam e pelo experiência que significam no domínio da construção de SIG, destacam-se o seguintes:

    Planos Diretores Municipais

    Execução de todos os procedimentos no processo de implementação de PDM em SIG:

     

    Plano Diretor Municipal de Palmela

    • Obtenção e preparação de informação em modo raster (ortofotomapas);
    • Preparação de Informação cartográfica em modo vetorial;
    • Estruturação e constituição de bases de dados alfanuméricas.

    Planeamento e Gestão Urbanística

    Na implementação de um SIG neste domínio, inclui-se a vectorização dos elementos estabelecidos como inerentes a um dado processo de licenciamento:

    Sistema de Gestão de Processos de Licenciamento do Concelho de Sintra

    • Plantas de loteamentos;
    • Lotes;
    • Arruamentos;
    • Geometria da implantação de património;
    • Estruturação das bases de dados afins ao processo de licenciamento.

    No caso do Sistema de Planeamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Sintra, trata-se de uma aplicação integrada de Gestão Municipal e SIG. Dispõe de um interface próprio desenvolvido em Delphi, em que se cumpre a observância de todos os trâmites de um processo de licenciamento, e por isso longo, mas de grande facilidade de utilização.

    Este interface, integra funcionalidades GIS desenvolvidas em Active X, que permitem o registo, o acesso e a análise da informação constituinte da base de dados, suportada em SQL Server e georeferenciada sobre cartografia à escala 1:1000.

    Destinado à gestão dos procedimentos técnicos e administrativos dos licenciamentos, contemplando a observância plena e detalhada de toda a legislação de natureza urbanística, o sistema opera segundo três grandes linhas de utilização:

    - Registo pleno de todos os processos de licenciamento e sua georeferenciação, aquando da sua entrada, ao mesmo tempo que deste modo se mantém atualizada a base de dados SIG.

    - Permite-se assim o acesso hierarquizado a toda a informação inerente aos processos de licenciamento e à sua tramitação segundo a legislação e normas respetivas.

    - A constituição de uma base de dados SIG permanentemente atualizada possibilita uma visão global de todas as pretensões urbanísticas que vão decorrendo e por conseguinte o dispor-se de um sistema de apoio à decisão de grande eficácia. 

     

    Emissão automática de plantas de localização

    Aplicação para emissão automática de plantas devidamente referenciadas, segundo um dado objetivo de procedimento (p.e. plantas de localização enquadradas numa dada matriz).
    Estas plantas são emitidas nas escalas para as quais se disponha de cartografia.

    O processo consiste em preencher uma janela com a zona da carta a exibir, inserida numa ficha (em formato a definir pela entidade emissora da planta de localização), que é simultaneamente preenchida com dados alfanuméricos afins. A ficha pode ser deslocada interactivamente para procura visual de uma zona da Carta desejada, por forma a enquadrá-la dentro da "janela" dessa ficha.

    Nesse momento deve poder imprimir-se diretamente, garantindo a escala correta da porção da Carta selecionada.

     

    Impressão / Plotagem com interface muito simples.

    Neste caso a impressão da minuta para fornecimento de plantas de localização

    Infraestruturas

    Construção do SIG das infraestruturas referentes a Rede de Abastecimento de Água, Rede de Drenagem de Águas Residuais e Rede de Drenagem de Águas Pluviais.


    Vectorização das Redes e sua georeferenciação sobre cartografia raster.
    Estruturação de bases de dados referentes a todos os parâmetros hidráulicos e parâmetros de gestão das redes. Implementação de interface próprio para análises por simulação e obtenção de resultados sob a forma de cartas temáticas

    Geo-multimédia

    Desenvolvimento de sistemas multimédia sobre base cartográfica, relativamente a uma dada região, tendo associado interface próprio, podendo ser disponibilizado em CD-ROM ou na Internet.

    Sistema de Gestão de energia e infraestruturas da EXPO' 98

Versus - Projetos, Informática e Formação, Lda.

  Av. Fontes Pereira de Melo 35, 14º
  Edifício Aviz 1050 - 118 LISBOA         
  (+351) 21 357 19 36 /8     versus@versus.pt

SightseeingWeb 3DforWeb Historial www.sightseeingweb.com www.3dforweb.com www.educacaoxxi.com